Conteúdos direcionados para os meus alunos do 8º ano C e D,
9º ano A,B,C,D, E e F e
1ª série EM A,B,C e D
Alunos, postarei aqui algumas técnicas de leitura que irá auxiliá-los no conhecimento prévio e interpretação de textos em Inglês.
As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto. Existem técnicas variadas, mas veremos as mais utilizadas. Ao ler um texto em Inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-lo. O uso da gramática vai ajudar também.
As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
Cognatos
Os cognatos são palavras muito parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes. Existem também os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é tal coisa, mas não é; os falsos cognatos são em menor número, estes nós veremos adiante.
Como cognatos podemos citar: school (escola), telephone (telefone), car (carro), question (questão, pergunta), activity (atividade), training (treinamento), etc...
Palavras repetidas
As palavras repetidas em um texto possuem um valor muito importante. Um autor não repete as palavras em vão. Se elas são repetidas, é porque são importantes dentro de texto.
Muitas vezes para não repetir o mesmo termo, o autor utiliza sinônimos das mesmas palavras para não tornar o texto cansativo.
Skimming
“skim” em inglês é deslizar à superfície, desnatar (daí skimmed milk = leite desnatado), passar os olhos por. A técnica de “skimming” nos leva a ler um texto superficialmente. Utilizar esta técnica significa que precisamos ler cada sentença, mas sim passarmos os olhos por sobre o texto, lendo algumas frases aqui e ali, procurando reconhecer certas palavras e expressões que sirvam como ‘dicas’ na obtenção de informações sobre o texto.
Às vezes não é necessário ler o texto em detalhes. Para usar esta técnica, precisamos nos valer dos nossos conhecimentos de Inglês também.
Scanning
“Scan” em Inglês quer dizer examinar, sondar, explorar. O que faz um scanner? Uma varredura, não é?! Logo, com a técnica de “scanning” você irá fazer uma varredura do texto, procurando detalhes e idéias objetivas.
Aqui é importante que você utilize os conhecimentos de Inglês; por isso, nós vamos ver detalhadamente alguns itens gramaticais no ser “ Estudo da Língua Inglesa”.
Para mais detalhes sobre as principais técnicas, você pode pesquisar no link abaixo. Boa leitura.
Atenção aluno!
Observe a imagem abaixo , identifique os cognatos e copie nos comentários .
A seguir deixarei dois links de aulas do Centro de Mídias para os estudantes da 1ª Série do EM , peço que os alunos assistam as aulas para ajudá-los nas próximas atividades.
https://youtu.be/YR7S4QzY_sE
https://youtu.be/e0hdfyNNHmk
Introdução a Gramática da Língua Inglesa.
Conteúdo direcionado para todos os alunos.
Os principais termos gramaticais para a criação de uma frase são:
4 essencial grammar terms for create a sentence:
- Verb ( verbo)
- Noun ( substantivo)
- Adjective ( adjetivo)
- Adverb ( advérbio)
Noun - a classe de palavra que dar nome a pessoas, lugares, coisas.
Exemplo: doctor, sister, mom, president, house, New York, class, airport, table, animal, cup, water, etc...
Leia o exemplo: The book is on the table.
As palavras book e table são substantivos.
Verb - classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza.
In english we have Regular and Irregular verbs.
Exemplos de verbos REGULARES: LIKE, LOVE, STUDY
Exemplos de verbos IRREGULARES: DO , GO, HAVE, BE
Leia o exemplo: The book is on the table.
Nesta frase a palavra IS é um verbo
Obs: Verbo é uma palavra de ação , portanto, todas as palavras que você consegue conjugar no passado, presente e futuro são consideradas como verbo.
Adjective - classe de palavras que dar qualidades ao substantivo.
Palavras como: Big, small, happy, Brazilian, etc...
Leia o exemplo: I really like romantic movies.
A palavra romântico é uma qualidade ao filme, portanto é um adjetivo.
Obs: Em inglês os adjetivos vêm sempre antes do substantivo.
Exemplo: I have a big and comfortable car. (Eu tenho um carro grande e comfortável).
Adverb - palavras que descrevem os verbos e adjetivos.
Exemplo:How, When, Where, How much, Why, também são exemplos de advérbios as palavras very, frequently, usually, now, never, today, etc...
Leia o exemplo: I really like romantic movies.
A palavra realmente ( really) é um advérbio
Let´s practice
Agora vamos aprender como é simples formar uma frase em inglês.
It´s simple to form a sentence!
- Only a few basic sentence formations exist!
- To create a large sentence, use 2 or more of these formations together.
- A simple sentence can be only 2 words.
1º exemplo: Noun + verb
Dogs bark. ( cachorros latem)
I study. ( Eu estudo)
2º exemplo: Noun + verb + noun
Dogs drink water. ( cachorros bebem água)
I study English.
3º exemplo: Noun + verb + adverb
Dogs bark constantly. ( cachorros latem constantemente)
I study late ( eu estudo tarde)
4º exemplo: Noun + verb + adjective
Dogs are good. ( cachorros são bons)
I am happy ( Eu estou feliz )
Atenção alunos, agora é com vocês! Escrevam uma frase nos comentários em inglês usando as classes de palavras acima ( verbos, substantivos, adjetivos e adverbios).
Obs: a participação nos comentários também vale nota, não esqueçam de colocar o ano ou série e a turma.
Veja como é fácil criar frases em inglês. Observe o exemplo abaixo:
I like to study.
I like to study english.
I like to study english every day.
I really like to study english every day in the morning.
I always study english in the morning and in the afternoon I like to talk with my friends in english to practice.
I want to learn English because is the language of communication.
I want to learn English because is the language of communication and I want to know other countries.
I want to travel a lot, visit other countries , be professionally successful, be able to talk with people from all over the world .
I am studying english right now to practice my knowledge.
I really like to practice English with my friends and my family.
Viu como é fácil criar frases usando os principais termos gramaticais.
Agora eu desafio você a criar frases curtas e postar nos comentários (vale nota de participação)
Continuação... Agora vou postar aqui alguns conteúdos sobre os pronomes em inglês.
Bom! geralmente toda frase deve ter uma pessoa praticando a ação, portanto, a seguir vamos entender como usar essas pessoas em inglês ( pronomes em inglês).
Atenção alunos, agora é com vocês! Escrevam uma frase nos comentários em inglês usando as classes de palavras acima ( verbos, substantivos, adjetivos e adverbios).
Obs: a participação nos comentários também vale nota, não esqueçam de colocar o ano ou série e a turma.
Veja como é fácil criar frases em inglês. Observe o exemplo abaixo:
I like to study.
I like to study english.
I like to study english every day.
I really like to study english every day in the morning.
I always study english in the morning and in the afternoon I like to talk with my friends in english to practice.
I want to learn English because is the language of communication.
I want to learn English because is the language of communication and I want to know other countries.
I want to travel a lot, visit other countries , be professionally successful, be able to talk with people from all over the world .
I am studying english right now to practice my knowledge.
I really like to practice English with my friends and my family.
Viu como é fácil criar frases usando os principais termos gramaticais.
Agora eu desafio você a criar frases curtas e postar nos comentários (vale nota de participação)
Continuação... Agora vou postar aqui alguns conteúdos sobre os pronomes em inglês.
Bom! geralmente toda frase deve ter uma pessoa praticando a ação, portanto, a seguir vamos entender como usar essas pessoas em inglês ( pronomes em inglês).
A forma mais simples de se referir a uma pessoa é usar o nome dela – Mary, Andrew, Anny, mas podemos substituir esse nome por algo chamado “pronome”.
Pronome é a palavra que age em favor do nome, para não ficar repetindo sempre o nome, usamos os pronomes: Veja esse exemplo:
A Mary é linda………………Ela é linda
Veja que substituímos “Mary” por “ela”
Em inglês a substituição de pessoas por pronomes funciona exatamente igual:
Marcela is beautiful……………….. She is beautiful
Os Pronomes Pessoais, ou Subject Pronouns, são os autores das ações, são os sujeitos das frases. Veja a lista:
I………………………eu
You…………………você
He…………………..ele
She………………….ela
It——————-ele/ela/isso para coisas, animais, objetos, ideia
We—————-nós
You—————-vocês
They—————eles/elas
Esses pronomes substituem os autores das ações nas frases. Veja alguns exemplos de substituição:
My sister and I like pizza ………………………………. We like pizza
John liked the movie………………………………………….He liked the movie
Amanda, Tricia and Mary go to school………….They go to school
The internet is fantastic ……………………………………It is fantastic
Em inglês e em português existem os pronomes usados para substituir os autores das ações, os Subject Pronoun. Também existem aqueles usados para substituir aqueles que sofrem a ação realizada pelos autores; eles se chamam Object Pronouns. Os Subject Pronouns estão sempre antes dos verbos, e os Object estão sempre depois do verbo.
Observe a tabela abaixo, vou te mostrar como fica os pronomes em inglês antes (subject) e depois (object) do verbo:
Veja um exemplo:
Julia loves John ……………………………………..She loves him
O verbo nesta frase é o “loves”, e Julia está antes do verbo (pratica a ação) e John está depois do verbo (sofre a ação). Por isso para substituir “Julia” tiramos o pronome da primeira coluna, que sempre vem antes do verbo; para substituir “John” usamos um pronome da segunda coluna, que sempre vem depois do verbo.
Veja mais exemplos:
You like Sally and Lucy………………………………..You like them (você gosta delas)
My friend and I talked to Lucy……………………We talked to her (nós conversamos com ela)
John worked with my friend and me………… He worked with us (ele trabalhou com a gente)
She helped my mom and me ……………………….She talked to us (ela nos ajudou)
I Love pizza! ………………………………………………….I love it! (Eu amo /isso/)
Julia talked to I …………………………………………….She talked to me (Ela falou comigo)
Mary and Jonh asked you……………………………..They asked you (eles pediram para você)
Observe que sempre há um verbo (escrito em azul) estre esses dois tipos de pronome! Então, para saber qual pronome usar, observe onde está o verbo! Observe também que os pronomes “you” e “it” ficam iguais, tanto antes quando depois do verbo.
É importante salientar que os Object Pronouns possuem muitas traduções para o português. Veja nessa tabelinha todas as possibilidades, tanto na linguagem formal quanto na informal:
Me…………………………………………………………. Eu / me / mim / comigo
You…………………………………………………………..Você / te / ti / contigo
Him…………………………………………………………Ele / o / lhe / lo / no
Her………………………………………………………….Ela / a / lhe / la / na
It…………………………………………………Ele / ela / o / a / lhe / lo / la / no / na (neutro)
Us……………………………………………………………Nós / nos / conosco / com a gente
You…………………………………………………………Vocês / los / nos / os / as / com vocês
Them……………………………………Eles / Elas / os / as / los / las / nos / nas / lhes
Os reflexivos
Bom, aprendemos lá em cima que temos pronome que executam ação da frase e ficam antes do verbos (Subject Pronoun), e temos os pronomes sofrem a ação e ficam depois dos verbos (Object Pronouns). Mas o que acontece quando a pessoa faz e sofre a ação ao mesmo tempo? Veja o exemplo:
Eu me cortei
Quem praticou a ação de cortar? Eu! E quem sofreu a ação de ser cortado? Eu também! Quando a pessoa da frase faz e sofre a ação, usamos os chamados Reflexive Pronoun para explicar essa ação. Veja um exemplo:
I cut myself ……………………………..Eu me cortei
Além de mostrarem que a pessoa fez e sofreu uma ação ao mesmo tempo, esses pronomes também indicam que a ação foi feita solitariamente, sem ajuda, sozinha. Veja a tabela abaixo:
I hurt myself…………………………………………Eu me machuquei
Take care of yourself! …………………………Cuide-se!
She hurt herself last week …………………..Ele se machucou na semana passada
He takes care of himself……………………….Ele se cuida
We cut ourselves…………………………………..Nós nos cortamos
You hurt yourselves………………………………Vocês se machucaram
They take care of themselves……………….Eles se cuidam
Veja, porque a pessoa faz e sofre a ação, os pronomes no começo da frase e o reflexivo vão combinar entre si.
Os donos nas coisas
Existem pronomes que mostram quem é dono do objeto em questão na frase; os chamados pronomes possessivos ou, em inglês, Possessive Pronoun.
Os mais comuns, que estamos bem acostumados, são chamados de Possessive Adjective Pronouns. E o que isso quer dizer? Quem ele vem sempre antes de uma coisa, antes de um substantivo. Veja o exemplo:
Eu amo minha casa………………………………I love my house
Nessa frase estou expressando um sentimento por um objeto que pertence a mim. Veja na tabela todas a possibilidades:

Vamos ver alguns exemplos:
I love my mom……………………………..Eu amo minha mãe
You love your dog………………………..Você ama seu cachorro
Mary likes her city ……………………..A Mary gosta de cidade dela
Jake loves his cat…………………………O Jake ama o gato dele
The cat eats its food …………………..O gato come a comida dele
We clean our house…………………..Nós limpamos nossa casa
You like your fish……………………….Vocês gostam do seu peixe
They love their dresses……………..Elas amam o vestido delas
They love their beards……………..Eles amam as barbas deles
Apesar dos pronomes aí em cima estarem sempre combinando( o Possessive sempre combinando com o Subject Pronoun) nem sempre precisa ser assim. Veja alguns exemplos em que eles não combinam:
I like your dress …………………………Eu gosto do seu vestidoI like her dress……………………………Eu gosto do vestido delaYou like my car …………………………Você gosta do meu carroI like their style………………………….Eu gosto do estilo delasYou like our house………………………Você gosta da nossa casa
Observem que esses pronomes estão sempre antes de um substantivo, sempre antes de alguma coisa que pertence a eles.
Se o pronome possessivo é posicionado após ou está substituindo os substantivos, ele assume uma outra forma. Veja a frase:
This car is mine (após o substantivo)…………Esse carro é meu.It’s mine (substituindo o substantivo)…………É meu.
Por estar posicionado após o substantivo, como na primeira frase ou por estar substituindo o substantivo , como na segunda frase, o pronome se modifica. Veja na tabela abaixo os Pronomes Possessivos usados após ou substituindo os substantivos:

Veja os exemplos:
This is my house ……………………………………Esta é minha casaThis house is mine…………………………….Essa casa é minhaIt’s mine ……………………………..É minha
This is your car……………………………………….Este é seu carroThis car is yours………………………………Este carro é seuIt’s yours…………………………………..É seu
This is her dog…………………………………………..Esse é o cachorro delaThis dog is hers……………………………Esse cachorro é delaIt’s hers……………………………………É dela
This is his dog……………………………………………..Esse é o cachorro deleThis dog is his………………………………….Esse cachorro é deleIt’s his………………………………………………….É dele
This is our house……………………………………………Essa é nossa casaThis house is ours………………………….Essa casa é nossaIt’s ours……………………………………………..É nossa
This is their car………………………………………Esse é o carro delesThis car is theirs………………………………… Esse carro é delesIt’s theirs…………………………………………..-É deles
Agora vou deixar o quadro completo com todos os pronomes reunidos.
Já vimos todos os tipos de pronomes, agora vou postar aqui um conteúdo para todos os alunos, independente de ano ou série.
Tempo verbal: Present Continuous
Usamos esse tempo verbal para expressar ações que estão ocorrendo no momento da fala.
O Present Continuous ou Present
Progressive (em português, presente contínuo ou progressivo) é um
tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no
presente; no momento da fala.
Ele é empregado para falar sobre situações temporárias,
ações contínuas que estão acontecendo.
Como as frases com Present Continuous referem
situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização
de advérbios de tempo nas frases.
Alguns advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at
the moment (no momento) e at present (no presente;
atualmente).
Exemplos:
- She is talking to her mom now. (Ela está falando
com a mãe dela agora.);
- Are they studying at the moment? (Eles
estão estudando no momento?);
- She is American, but she's
living in Canada at present. (Ela é americana mas está morando no Canadá
atualmente.)
Na língua portuguesa, o Present Continuous
Tense (Modo Indicativo do Presente Contínuo) corresponde ao nosso gerúndio e
às terminações: -ando (andando, levando, achando); -endo (comendo,
ardendo, fazendo); e -indo (gerindo, caindo, sorrindo).
Formação do Present Continuous
O Present Continuous é composto por um
verbo principal e um verbo auxiliar.
Utiliza-se o verbo to be no Simple
Present (presente simples) como auxiliar e ao verbo principal, é
acrescida a terminação –ing.
Ou seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o
seguinte padrão de formação:
Sujeito + verbo to be + verbo com -ing +
complemento
Exemplo:
She is
watching TV. (Ela
está assistindo TV.)
Forma Negativa
Na forma negativa, acrescenta-se o not depois
do verbo to be, ou seja, a construção das frases negativas é feita
da seguinte forma:
Sujeito + verbo to be + not +
verbo com -ing + complemento
Exemplo:
She is
not watching TV. (Ela
não está assistindo TV.)
Forma Interrogativa
Na forma interrogativa, o verbo auxiliar to be aparece
no início da frase. O padrão da estrutura das frases interrogativas é o
seguinte:
Verbo to be + sujeito + verbo com -ing +
complemento
Exemplo:
Is she
watching TV? (Ela
está assistindo TV?)
Exemplos (Examples)
- Forma afirmativa (affirmative form): They are
studying for the test. (Eles estão estudando para o teste.)
- Forma negativa (negative form): They
are not studying for the test. (Eles não estão estudando para o
teste.)
- Forma interrogativa (interrogative form): Are
they studying for the test? (Eles estão estudando para o
teste?)
Veja também: Verbo To Be
Atenção! (Pay Attention!)
Nas frases afirmativas, podemos usar as formas
contraídas do verbo to be:
I
am – I’m
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
You are – You’re
We are – We’re
They are – They’re
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
You are – You’re
We are – We’re
They are – They’re
Nas frases negativas, podemos usar as formas
contraídas do verbo to be + not, mas isso não
ocorre com o am (primeira pessoa do singular):
I am not
You are not – You aren’t
She is not – She isn’t
He is not – He isn’t
It is not – It isn’t
We are not – We aren’t
You are not – You aren’t
They are not – They aren’t
You are not – You aren’t
She is not – She isn’t
He is not – He isn’t
It is not – It isn’t
We are not – We aren’t
You are not – You aren’t
They are not – They aren’t
OBSERVAÇÃO: nos textos mais formais, sejam acadêmicos
ou científicos, as formas contraídas não são utilizadas.
Regras do Present Continuous
Confira abaixo algumas regras para o uso do Present Continuous:
1. Quando o verbo principal termina em –e e
é precedido de consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se o –ing.
Exemplos:
- To
dance (dançar) - dancing
- To
take (pegar, tomar) - taking
- To
make (fazer) - making
- To
come (vir, chegar) - coming
Exceção: verbo to be - being
Atenção! (Pay Attention!)
Não é muito comum usar verbos de estado, como por exemplo,
os verbos agree (concordar), need (precisar), believe (acreditar), know (saber), like (gostar),
etc. no Present Continuous.
2. Quando o verbo termina com –ie,
troca-se essa terminação por –y e acrescenta-se –ing.
Exemplos:
- Die (morrer)
– dying
- Lie (mentir)
– lying
3. Quando o verbo é monossílabo ou dissílabo e
segue o padrão de consoante+vogal+consoante (CVC), duplica-se a última consoante.
Exemplos:
- To
swim (nadar) – swimming
- To
travel (viajar) – travelling
- To
cut (cortar) – cutting
- To
run (correr) – running
- To
sit (sentar) – sitting
Exceção 1: quando a última consoante é w ou x,
ela não é dobrada.
Exemplos:
- To
snow (nevar) – snowing
- To
fix (consertar) – fixing
Exceção 2: se a sílaba tônica for a primeira, não se
dobra a letra final. Acrescenta-se somente o –ing.
Exemplos:
- open (abrir)
– opening
- happen (acontecer)
– happening
Present Simple x Present Continuous
Confira abaixo algumas diferenças entre o Simple
Present e o Present Continuous.
Simple Present
O Simple Present, também chamado de Present
Simple, descreve uma ação habitual e atual ocorrida no
presente.
As frases negativas e interrogativas são
construídas com os verbos auxiliares do e does.
Affirmative form
|
Negative
form
|
Interrogative
form
|
I
love
|
I do
not love
|
Do I
love?
|
You
love
|
You
do not love
|
Do
you love?
|
He/she/it
loves
|
He/she/it does not love
|
Does he/she/it love?
|
We
love
|
We
do not love
|
Do
we love?
|
You
love
|
You
do not love
|
Do
you love?
|
They
love
|
They
do not love
|
Do
they love?
|
Nas
frases afirmativas, esses auxiliares só são utilizados em respostas
curtas.
Exemplo:
"Do
you have a brother?" "Yes, I do."
Veja também: Simple Present
Present Continuous
Descreve uma ação que está ocorrendo no presente,
ou seja, no momento em que se fala. É formado com o verbo auxiliar to
be e um verbo principal.
Affirmative Form
|
Negative
Form
|
Interrogative
Form
|
I am
loving
|
I am
not loving
|
Am I
loving?
|
You
are loving
|
You
are not loving
|
Are
you loving?
|
He/she/it is loving
|
He/she/it is not loving
|
Is he/she/it loving?
|
We
are loving
|
We
are not loving
|
Are
we loving?
|
You
are loving
|
You
are not loving
|
Are
you loving?
|
They
are loving
|
They
are not loving
|
Are
they loving?
|
Atenção! Atividade para os alunos da 1ª Série A,B,C e D
Copiem apenas os exercícios no caderno e respondam, qualquer dúvida me chamem no whatsapp ou deixem nos comentários.
Exercises ! Let´s practice
1ª Escreva 5 frases em inglês utilizando um ou mais verbos e os pronomes pessoais.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2ª Escreva uma frase com cada um dos pronomes em inglês.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3º Escreva uma frase em inglês utilizando o present continuous na forma afirmativa e uma na forma negativa.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4º Utilize o simple present ( presente simples) para descrever sua rotina diária.
........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5º Use a técnica de leitura Skimming para identificar o assunto principal do texto abaixo.
The Human and Environmental Effects of E-Waste Roughly 40 million metric tons of electronic waste (e-waste) are produced globally each year, and about 13 percent of that weight is recycled, mostly in developing countries. About 9 million tons of this waste — discarded televisions, computers, cellphones, and other electronics devices — are produced by the European Union, according to the United Nations Environment Program (UNEP). The organization notes that this estimate of waste is likely too low. Informal recycling markets in China, India, Pakistan, Vietnam, and the Philippines handle anywhere from 50 percent to 80 percent of this e-waste, often shredding, burning, and dismantling the products in “backyards.” Emissions from these recycling practices are damaging to human health and the environment. Developing countries with rapidly growing economies handle e-waste from developed countries, and from their own internal consumers. Currently, an estimated 70 percent of e-waste handled in India is from other nations, but the UNEP estimates that between 2007 and 2020, domestic television e-waste will double, computer e-waste will increase five times, and cell phones 18 times.
[…]
E-waste is an important global environmental and health issue. Promising policy responses have arisen from the European Union, which is defining the source as responsible for e-waste. With this approach, manufacturers are required to eliminate dangerous toxins from production.
Source: Population Reference Bureau. The Human and Environmental Effects of E-Waste. Available at:
a) Identifique o assunto principal do texto.
........................................................................................................................................................................................................................
b) Encontre os cognatos no texto e copie no seu caderno.
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Obs: Cada questão vale 2 pontos, prazo de entrega até dia 20/07.
Bons estudos!!!
Alunos, deixem nos comentários sua opinião sobre os conteúdos postados, estou usando como referência os conteúdos das aulas do Centro de Mídias, espero que a maioria estejam assistindo as aulas de todas as disciplinas no aplicativo Centro de Mídias, caso contrário também podem assistir pela TV Cultura Educação- Canal 2.3 ao vivo, ou podem assistir no Canal do Youtube. Bons estudos em casa!!!
ResponderExcluir