Sala Professor André - Geografia 1ª A/B/C/D ENSINO MÉDIO



                                                          E. E. JD ALEGRIA II
                                                                                                                               ATIVIDADE DE GEOGRAFIA                


Nome:_________________________________Turma:1°_____Data: ___/___/2020


                                                                                                           A Globalização e as Transnacionais
A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais. Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais. Durante muitos anos foi utilizado o termo multinacional para se referir às empresas com as características citadas acima, no entanto, ocorreu a substituição para transnacionais, pois o primeiro termo pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações; já o segundo, relaciona-se ao fato de a empresa transcender seus limites territoriais, passando a atuar no mercado exterior. A globalização intensificou as relações comerciais numa escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades. No final do século XIX surgiram as primeiras transnacionais, que tinham como sede apenas os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da economia.
O principal critério para a instalação de uma filial de transnacional é a disponibilidade de matéria-prima que o local oferece mão de obra barata, doação de terreno, isenção de impostos, legislação ambiental pouco rígida, energia e mercado consumidor em expansão. Sendo assim, países em desenvolvimento como o Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul foram os principais destinos escolhidos. Os investimentos realizados pelas transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos benefícios fiscais.
 Para os países que recebem essas empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização. É importante ressaltar que o lucro obtido é direcionado à instalação de novas filiais e à matriz. Existem mais de 40 mil transnacionais, que respondem por cerca de 70% do comércio mundial. Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo, expandindo cada vez mais seu mercado consumidor. Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, Mcdonalds, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.                                                                                                                                https://alunosonline.uol.com.br/geografia/transnacionais.html

    Atividade de Geografia n°2 
    2° semestre

1 - Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas multinacionais ou transnacionais:
a) mobilidade territorial internacional.
b) busca por redução nos custos de produção.
c) emprego de mão de obra qualificada e cara.
d) instalação de sedes, geralmente, em cidades globais.

2- Sobre as características das empresas multinacionais marque V paras as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
 a)(  ) A grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em países emergentes, e montam suas filiais nos países desenvolvidos, principalmente na Europa.
 b)(  ) Entre os principais benefícios oferecidos pelos países emergentes às empresas multinacionais estão à doação de terrenos e isenção e/ou redução de impostos.
c)(   ) Devido ao fato de as empresas multinacionais destinarem a grande maioria dos lucros obtidos nos países emergentes para suas matrizes, a grande maioria dos países emergentes se opõem a instalação dessas empresas.
d)(   )A instalação de empresas multinacionais em países emergentes é impulsionada pela mão de obra barata e pelos benefícios do governo local.

3- Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização. "Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no Mcdonalds. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Motorola e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe antigo que começou há instantes na televisão: Michael Jackson. Você corre e liga o aparelho da marca Samsung. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips." (Fonte: Sobre esse processo responda.

a) O que o texto está querendo evidenciar?
R:_________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

 b) O texto indica algumas empresas que atuam em diversas partes do mundo. Qual é o nome dado à essas empresas?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4-A rede McDonald's   foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em massa a um setor de serviços. Em conseqüência de suas inovações, hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mcdonalds em mais de 120 países. A rede Mcdonalds tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinqüenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser representada pela expansão dessa rede e sua respectiva  causa histórica são:

 a) mundialização da cultura.
 b) padronização do consumo - expansão de empresas transnacionais
 c) americanização dos costumes - internacionalização tecnológica do setor industrial
 d) uniformização dos hábitos alimentares.


Obs. Bom Estudo a todos, fiquem bem, fiquem em casa! E qualquer dúvida me chamem  pelo whatsapp de número 1198895-4319
Segunda- feira: Horário Comercial
Terça-feira das: 14h00min às 18h00min
Sexta-feira das: 08h00min às 12h00min
Data de entrega: 24/07/2020
Professor André Geografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

6º Ano Atividade de Artes Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet ou livro de arte sobre danças folclóricas brasileiras.´ ...