E. E. JD ALEGRIA II
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Nome:_________________________________Turma:1°_____Data: ___/___/2020
A Globalização e as Transnacionais
A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas
empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais.
Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em
diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras,
bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu
campo de atuação por meio da instalação de filiais. Durante muitos anos foi utilizado o termo multinacional para se referir às
empresas com as características citadas acima, no entanto, ocorreu a
substituição para transnacionais, pois o primeiro termo pode ser interpretado
como se a empresa pertencesse a várias nações; já o segundo, relaciona-se ao
fato de a empresa transcender seus limites territoriais, passando a atuar no
mercado exterior. A globalização intensificou as relações comerciais numa
escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar
filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a
atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o
aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros
aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades. No final do século
XIX surgiram as primeiras transnacionais, que tinham como sede apenas os países
desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha.
Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a
atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da
economia.
O principal critério para a instalação de uma filial de transnacional é
a disponibilidade de matéria-prima que o local oferece mão de obra barata,
doação de terreno, isenção de impostos, legislação ambiental pouco rígida,
energia e mercado consumidor em expansão. Sendo assim, países em
desenvolvimento como o Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul foram
os principais destinos escolhidos. Os investimentos realizados pelas
transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em
decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos
benefícios fiscais.
Para os países que recebem essas
empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização. É importante
ressaltar que o lucro obtido é direcionado à instalação de novas filiais e à matriz.
Existem mais de 40 mil transnacionais, que respondem por cerca de 70% do
comércio mundial. Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo,
expandindo cada vez mais seu mercado consumidor. Entre as transnacionais mais
conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, Mcdonalds, Nestlé,
Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui
empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás Vale, Aracruz, Sadia,
Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.
https://alunosonline.uol.com.br/geografia/transnacionais.html
Atividade de Geografia n°2
2° semestre
1 - Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma característica presente nas empresas
multinacionais ou transnacionais:
a) mobilidade territorial
internacional.
b) busca por redução nos
custos de produção.
c) emprego de mão de obra
qualificada e cara.
d) instalação de sedes,
geralmente, em cidades globais.
2-
Sobre as características das empresas multinacionais marque V paras as
alternativas verdadeiras e F para as falsas.
a)( ) A
grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em países
emergentes, e montam suas filiais nos países desenvolvidos, principalmente na
Europa.
b)( )
Entre os principais benefícios oferecidos pelos países emergentes às empresas
multinacionais estão à doação de terrenos e isenção e/ou redução de impostos.
c)( ) Devido ao fato de as empresas
multinacionais destinarem a grande maioria dos lucros obtidos nos países
emergentes para suas matrizes, a grande maioria dos países emergentes se opõem
a instalação dessas empresas.
d)( )A instalação de empresas multinacionais em
países emergentes é impulsionada pela mão de obra barata e pelos benefícios do
governo local.
3- Leia o fragmento a seguir sobre as características do
processo de globalização. "Suponhamos que você vá com seus amigos comer um
cheeseburger e tomar Coca-Cola no Mcdonalds. Em seguida, assista a um filme de
Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao
chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Motorola e
ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe antigo que começou há instantes na
televisão: Michael Jackson. Você corre e liga o aparelho da marca Samsung. Ao
terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG
Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips."
(Fonte: Sobre esse processo responda.
a) O que o texto está querendo evidenciar?
R:_________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) O texto indica
algumas empresas que atuam em diversas partes do mundo. Qual é o nome dado à
essas empresas?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4-A rede McDonald's foi
fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e
vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos Kroc, um imigrante tcheco,
foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção
em massa a um setor de serviços. Em conseqüência de suas inovações, hoje cerca
de 50 milhões de pessoas por dia comem em um Mcdonalds em mais de 120 países. A
rede Mcdonalds tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças,
ocorridas em diversos países, nos últimos cinqüenta anos. Sua história se
confunde com a das relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser
representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:
a) mundialização da
cultura.
b) padronização do
consumo - expansão de empresas transnacionais
c) americanização dos
costumes - internacionalização tecnológica do setor industrial
d) uniformização dos
hábitos alimentares.
Obs. Bom Estudo a todos, fiquem bem, fiquem em casa! E
qualquer dúvida me chamem pelo whatsapp
de número 1198895-4319
Segunda- feira: Horário
Comercial
Terça-feira das: 14h00min às
18h00min
Sexta-feira das: 08h00min às
12h00min
Data de entrega: 24/07/2020
Professor André Geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário