https://youtu.be/LPB0SVy3UqE
Obs: Realizar essa atividade até segunda feira dia 06/07
( vale NOTA)
Pode enviar as fotos da atividade pelo Whatsapp 11 986588180
Atividade para os alunos do 6º E
Língua Portuguesa .
VERBO é a palavra que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.
LEIA AS EXPLICAÇÕES ANTES DAS ATIVIDADES
VERBO é a palavra que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.
Ação Estado Fenômeno da natureza
- correr - estar - nevar
- estudar - continuar - chover
- brincar - morar - relampejar
Exemplos:
O funcionário abriu o portão. (abriu – expressa uma ação)
Fábio está doente. (está – expressa um estado)
Nevou em São Joaquim. (nevou – exprime um fenômeno)
As palavras: abriu, está e nevou são verbos.
Os VERBOS estão agrupados em TRÊS CONJUGAÇÕES:
Algumas pessoas preferem a vida no campo. (ideia de certeza – Modo Indicativo)
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CONCEITUANDO O GÊNERO CHARGE
CARACTERÍSTICAS DA CHARGE
ATIVIDADES – leia a CHARGE,
conceito e características
1ª conjugação: verbos terminados em – AR. Exemplos: nadar, plantar, estar, remar.
2ª conjugação: verbos terminados em – ER. Exemplos: beber, comer, ler, ver, correr.
3ª conjugação: verbos terminados em – IR. Exemplos: sair, cair, divertir, dormir, dirigir.
O VERBO varia/muda em: PESSOA (1ª pessoa, 2ª pessoa, 3ª pessoa), NÚMERO (singular, plural),TEMPO (presente, pretérito, futuro) e MODO (indicativo, subjuntivo, imperativo).
FLEXÕES/MUDANÇAS DE NÚMERO E PESSOA
O verbo pode variar/mudar em pessoa (1ª pessoa, 2ª pessoa, 3ª pessoa) e em número (singular, plural). (singular indica um ser/elemento/coisa; plural indica dois ou mais seres/elementos/coisas)
Exemplos:
Eu adoro bolo de chocolate. (1ª pessoa do singular)
Ele prefere o campo. (3ª pessoa do singular)
Nós gostamos de sorvete. (1ª pessoa do plural)
EU --------------- 1ª pessoa do singular (um ser) – Ex.: Eu sou um ser único.
TU --------------- 2ª pessoa do singular (um ser) – Ex.: Eu sou um ser único.
ELE/ ELA ------ 3ª pessoa do singular (um ser) – E.: Ele/Elaé um ser único.
NÓS ------------ 1ª pessoa do plural (dois ou mais)Nós somos seres...
VÓS --------- --- 2ª pessoa do plural (dois ou mais)Vós sois seres...
ELES/ ELAS -- 3ª pessoa do plural (dois ou mais) Eles/Elas são seres...
TEMPOS VERBAIS
Os principais tempos verbais são: PRESENTE, PRETÉRITO (passado)E FUTURO.
Exemplos:
Moro em Barretos. (presente)
Morei muitos anos na cidade. (pretérito/passado)
Morarei em Ribeirão Preto em 2015. (futuro)
MODOS VERBAIS São três os modos verbais:
MODO INDICATIVO: expressa um fato certo, definido, real.
MODO SUBJUNTIVO: expressa um fato duvidoso, incerto, hipotético, provável.
MODO IMPERATIVO: expressa um pedido, uma ordem, um conselho, orientação.
Exemplos:
Talvez ela viaje amanhã. (ideia incerta/duvidosa – Modo Subjuntivo)
Não comam doces em exagero. (conselho – Modo Imperativo)
ATIVIDADES
REVISAMOS A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS. AGORA VAMOS FAZER ATIVIDADES COM TRECHOS DE NOTÍCIAS QUE ESTÃO NO LIVRO DIDÁTICO, página 142 e 146.
Título da Notícia, página 142: “Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana - Em toda a orla do Rio, foram recolhidas 653 toneladas de lixo” - Rio de Janeiro, 2018
Título da Notícia, página 146: “Comlurb recolhe 653 toneladas de lixo em todo o Rio no primeiro dia do ano - A quantidade total de lixo aumentou na cidade: foi de 558 toneladas em 2017”. Por G1 Rio – 01/01/2018,
REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
Verbos – definição, tempos e modos verbais
1- Releia o título da notícia.
“Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana”
* Nesse título, que palavra indica a ação realizada pelos garis?
_____________________________________________________________
__________________________________________________________________________
2- Releia o trecho a seguir, extraído do primeiro parágrafo da notícia “ Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana”
“A festa de Réveillon na praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis que se revezavam em uma operação que começou no domingo (31) e terminou na segunda-feira (1º) antes das 10h, segundo a Comlurb (Companhia Mundial de Limpeza Urbana).”
* Nesse trecho, quais palavras exprimem/expressam ações?
___________________________________________________________
________________________________________________________________________
3- Agora observe as formas verbais destacadas em trechos da mesma notícia.
“Apesar das atuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avalia que as pessoas estão mais conscientes e até levam o lixo para descartar em casa quando não encontram lixeiras.”
“Estamos orgulhosos. Fizemos um grande trabalho. Mesmo com aumento de público em Copacabana, a quantidade de lixo ficou estável em relação ao ano passado.”
“Segundo a Comlurb, essas lixeiras ajudaram a reduzir o descarte de grande volume nas ruas, como embalagens de gelo e de cerveja, que costumam ser encontradas ao amanhecer na Avenida Atlântica após grandes eventos.”
* Todas as formas verbais em destaque indicam ação? O que elas indicam?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
TEMPO VERBAL
1- Releia o título:
“Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana”
a) Observe o tempo do verbo retiram. O fato ocorrido na praia de Copacabana foi relatado no tempo presente, passado (pretérito) ou futuro?
______________________________________________________________
b) Em sua opinião, por que foi empregado esse tempo verbal?
_____________________________________________________________
______________________________________________________________
MODOS VERBAIS
1- Leia as frases a seguir e observe os verbos em destaque.
I. Fizemos um grande trabalho.
II. Se o povo fizesse um grande trabalho, a quantidade de lixo diminuiria.
III. Faça um grande trabalho: seja consciente e diminua a quantidade de lixo nas praias e nos calçadões.
Indique as frases, a cima, o que os verbos destacados expressão:
a) uma possibilidade; ( I ), ( II ) ou ( III )
b) uma ordem;( I ), ( II ) ou ( III )
c) uma certeza;( I ), ( II ) ou ( III )
Atenção! Postarei a próxima atividade na terça-feira dia 07/07. Bons estudos!

COORD. DE ENSINO DA REGIÃO METROP. DA
GRANDE SÃO PAULO
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria –
Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
6º Anos – Português (prazo 19/07)
CONCEITUANDO O GÊNERO CHARGE
O gênero textual Charge,
pertencente ao tipo narrativo, é um estilo de ilustração que tem por finalidade
satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual, que ocorram
em tempo e espaço com uma ou mais personagens envolvidos. Ela exagera traços do
caráter de alguém ou de algo. Esse tipo de texto pode ser encontrado em muitos
veículos (meio de comunicação) midiáticos, como jornal, revista, blog,
inclusive Facebook e instagram.
CARACTERÍSTICAS DA CHARGE
* Retrata tema
da atualidade;
* Apresenta
linguagem verbal (escrita), não verbal (imagem, foto, desenho) ou linguagem
mista(verbal e não verbal);
* É usada em uma
notícia que retrata um fato social ou político de relevância;
* Se origina na
notícia jornalística;
*Pode ser chamada
de texto visual em que utiliza o humor ao mesmo tempo em que
critica;
* Este gênero
textual não costuma ser explicado. Possui um elemento chamado
intertemporalidade (a charge nunca explicará a sua própria piada);
* Caso não venha
acompanhada de uma notícia, pode não ser compreendida pelo leitor.
* Ironia (Figura de Linguagem que
diz o contrário do que se pensa). Ao analisarmos a relação entre linguagem
verbal e não verbal, identificamos a ironia, pois a quebra de lógica no revela
o inesperado, aquilo que é irônico na nossa sociedade;
* Crítica – reflexão apurada de temas
atuais, nos faz pensar que os problemas poderiam ser tratados de forma
diferente na sociedade, a fim de amenizar os danos à sociedade;
* Sátira – ridiculariza os costumes
ou atitudes humanas.
ATIVIDADES – leia a CHARGE,
conceito e características
1.
Observe a charge “Buracos na rua”. Ela apresenta qual tipo de linguagem?
A) Verbal (escrita – palavras).
B) Não verbal (imagens).
C) Mista (escrita e imagens).
2.
Em sua opinião a charge “Buracos na rua” retrata a atualidade? Sim ou não e por
quê? Justifique/explique sua resposta.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
3.
Onde encontramos esse tipo de texto? Ele pode ser considerado jornalístico?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
4.
Você acha que é preciso explicar esse tipo de texto? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
5.
Qual a ironia presente na charge?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
6.
O texto charge satiriza a postura da personagem porque?
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário