Código de Acesso à Sala do Classroom - Centro de Mídias
Língua Portuguesa - Profª Marilene
6º ano A vg7y4zl
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6º ano C k5uxzvf
6º ano D n6fsovs
6º Anos – Língua Portuguesa - Profª Marilene
2º Bimestre (Vale nota) - prazo 06/07/2020
Leia
a charge,
publicada no jornal O Estado de Minas, em 13 de maio de 2000.
1-
Em
que Modo
estão
os
verbos
no
primeiro balão da charge acima, destacados a seguir? “A
gente corta
a cabeça dos fiéis. Depois a gente dá
uma surra neles. Aí a gente pisa
no
calo deles…”
A)
Modo indicativo – (certeza em
qualquer tempo: presente, pretérito ou futuro)
B)
Modo subjuntivo – (dúvida, possibilidade, algo provável, não é certeza)
C)
Modo imperativo – (ordem, pedido,
orientação, sugestão, conselho, instrução)
Atividade
de Português – 6º Ano – 2º Bimestre (Vale
nota)
Leia
o livro em PDF “O ESCUDO PROTETOR
CONTRA O REI VÍRUS”
ATENÇÃO: O Livro para leitura e preencher a Ficha foi enviado em PDF pelo grupo de whatsapp.
OBS.: Na capa do livro não consta ilustrador, apenas a autora e Editora.
Essas atividades são as mesmas, que foram enviadas pelo grupo de whatsapp, e-mail de alguns e está no Google Classroom - Centro de Mídias)
Essas atividades são as mesmas, que foram enviadas pelo grupo de whatsapp, e-mail de alguns e está no Google Classroom - Centro de Mídias)
SEMANA DE 06/07 À 10/07 (prazo 13/07- segunda)
RELATO PESSOAL: TEXTO E ATIVIDADE – 6° ANOS
RELATO PESSOAL – Conceituando
Todos
nós sempre temos muitas histórias para contar sobre as experiências
que vivemos, não é mesmo? É só buscarmos em nossas
lembranças que encontraremos fatos que nos marcaram de alguma forma.
Podemos narrar esses episódios através da fala ou da escrita, no
gênero textual relato
pessoal.
É
uma forma de escrever sobre as nossas experiências. Vimos que nele é
possível contar aquilo que vivemos, seja algo recente ou algo que
aconteceu em um passado mais distante. Trata-se de um texto em que a
subjetividade (a
emoção do nosso interior)
está presente, pois a história é contada de acordo com o olhar de
quem produz.
CARACTERÍSTICAS
DE GÊNERO RELATO
PESSOAL
*Narrados
em 1ª pessoa (narrador fala dele mesmo);
*Verbos
e pronomes em 1ª pessoa;
*Tempo
no presente e em grande parte no pretérito (passado);
*Caráter
subjetivo (mostra os efeitos e consequências acompanhada de
sensações/sentimentos/emoções relativas à experiência);
*
Experiências pessoais,
oral ou escrita,
que já foram ou estão sendo vividas pelo autor/escritor.
RELATO
PESSOAL: “COMO COMECEI A ESCREVER”
Carlos
Drummond de Andrade
Aí
por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema
chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As
notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de
publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio
aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o
papel transformado em mingau.
Papai
era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me
sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo.
Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe
me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a
noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
Durante
o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação.
Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio,
coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar
para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de
expressão contido nos sinais reunidos em palavras.
Daí
por diante as experiências foram se acumulando, sem que eu
percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da
professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou
poesia, mas a semente dessas coisas estava germinando. Meu irmão,
estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a
viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros
rapazes que também gostavam de ler e escrever.
Então
começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões.
Na mesa do café sentado
(pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e
horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que
escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também
sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com
naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena
dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.
ATIVIDADE
DE ANÁLISE DO RELATO PESSOAL
“Como
comecei a escrever” - Carlos Drummond
1-
Qual o objetivo do relato pessoal?
2-
Como Carlos Drummond descreve o lugar onde vivia em 1910?
3-
O que significa a expressão “chovia a potes”?
4-
Como as notícias chegavam à população?
5-
O que para o autor era o suplemento de domingo? Justifique sua
resposta.
6-
Localize um trecho em que revela que o autor ainda não sabia ler.
7-
Por que Carlos tinha um pouco de conhecimento da leitura quando foi
para a escola?
8-
Que atividades na escola contribuíram para o sucesso da personagem
na leitura?
9-
O que motivou Carlos Drummond a continuar ler e escrever?
10-
Por que para o autor, conhecer outros rapazes que gostavam de ler e
escrever foi sorte para ele?
11-
Qual foi a consequência da amizade com os rapazes que conheceu?
12-
Carlos disse que tem pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse
tipo de amizade crítica, o que ele quis dizer com isso?
AGORA
É
A SUA VEZ DE PRODUZIR SEU RELATO PESSOAL
Redija
um relato pessoal acerca de um fato marcante que aconteceu durante a
sua vida escolar.
Nessa
proposta, você pode abordar a sua relação com seus amigos, uma
experiência que motivou o seu interesse ou desinteresse por uma
determinada matéria, uma bagunça que aprontou com seus colegas...
Enfim, há um amplo leque de possibilidades para se expressar e ficar
à vontade para escrever. Então, mãos à obra!
RELATO
PESSOAL: (título):
________________________________________________
Seu
nome completo:
___________________________________Turma: ___Data:_____
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6º Anos – Português (prazo 19/07 – vale nota)
CONCEITUANDO O GÊNERO CHARGE
O
gênero textual Charge,
pertencente
ao tipo narrativo,
é
um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio
de uma caricatura, algum acontecimento atual, que
ocorram em tempo e espaço
com uma ou mais personagens envolvidos. Ela
exagera
traços do caráter de alguém ou de algo. Esse tipo de texto pode
ser encontrado em muitos
veículos (meio de comunicação) midiáticos, como jornal, revista,
blog, inclusive Facebook
e instagram.
CARACTERÍSTICAS DA CHARGE
*
Retrata tema da atualidade;
*
Apresenta linguagem verbal (escrita), não verbal (imagem, foto,
desenho) ou linguagem mista(verbal e não verbal);
*
É usada em uma notícia que retrata um fato social ou político
de relevância;
*
Se origina na notícia jornalística;
*Pode
ser chamada de texto visual em que utiliza o humor ao
mesmo tempo em que critica;
*
Este gênero textual não costuma ser explicado. Possui um elemento
chamado intertemporalidade (a charge nunca explicará a sua própria
piada);
*
Caso não venha acompanhada de uma notícia, pode não ser
compreendida pelo leitor.
*
Ironia (Figura de Linguagem que diz o contrário do que
se pensa). Ao analisarmos a relação entre linguagem verbal e não
verbal, identificamos a ironia, pois a quebra de lógica no revela o
inesperado, aquilo que é irônico na nossa sociedade;
*
Crítica – reflexão apurada de temas atuais, nos faz pensar
que os problemas poderiam ser tratados de forma diferente na
sociedade, a fim de amenizar os danos à sociedade;
*
Sátira
– ridiculariza os costumes ou
atitudes
humanas.
ATIVIDADES – leia a CHARGE, conceito e características
1.
Observe
a charge “Buracos na rua”. Ela apresenta qual tipo de linguagem?
A)
Verbal (escrita – palavras).
B)
Não verbal (imagens).
C)
Mista (escrita e imagens).
2.
Em sua opinião a charge “Buracos na rua” retrata a atualidade?
Sim ou não e por quê? Justifique/explique sua resposta.
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3.
Onde encontramos esse tipo de texto? Ele pode ser considerado
jornalístico?
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4.
Você acha que é preciso explicar esse tipo de texto? Justifique sua
resposta.
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5.
Qual a ironia presente na charge?
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6.
O texto charge satiriza
a postura da personagem porque?
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORD. DE ENSINO DA REGIÃO METROP. DA
GRANDE SÃO PAULO
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria –
Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
6º Anos – Português (semana de 20 à 24/07)
LEIA A
REPORTAGEM E RESPONDA ÀS QUESTÕES
Moradores
reclamam de buracos em ruas de Potim
Prefeitura
garante que Planejamento pretende sanar dificuldade na pavimentação
Uma das ruas de Potim foco de reclamação sobre buracos no asfalto;
Prefeitura destaca frentes para sanar problemas (Foto: Rafael Rodrigues)
Rafael Rodrigues
– Potim
Apesar de recentes anúncios de obras de
infraestrutura para calçamento de ruas na cidade, os moradores de Potim
continuam insatisfeitos com a quantidade de buracos em importantes vias que
ligam os bairros ao Centro.
O início de ano está sendo marcado por queixas
de moradores na cidade, que pedem providência da administração municipal com
foco em áreas como a avenida Adriano Galvão de Castro e a rua Antônio de
Oliveira Portes, duas das principais vias de Potim.
Moradora do bairro Morada dos Marques, Maria
Aparecida classificou a situação como “vergonha”. “Aquela rua está uma
vergonha. Não temos sequer como desviar porque acaba gerando risco, porque
podemos dar de frente com outro carro. Fora que os buracos, nessa época, ficam
cheios de água que espirram em quem passa por ali. A rua está nojenta.”
Edson Claro, que mora no bairro Chácara
Tropical disse que além do problema, a falta de resposta do poder público
também incomoda a população. “Está muito difícil. A gente liga para Prefeitura para reclamar,
mas não é bem atendido, inclusive tratam a gente com grosseria. É a cidade
inteira cheia de buraco e ninguém toma providência”, afirmou.
Também moradora do Chácara Tropical, Fernanda
Klinger acredita que alguma providência deva ser tomada, já que as ruas com
mais buracos no município são as que ligam o Centro da cidade aos bairros. “São as ruas principais da
cidade, além delas, no bairro do CDHU, as ruas estão muito ruins. Recentemente
fizeram um asfalto no bairro Frei Galvão, e usaram o resto para tentar arrumar
as outras ruas, mas não durou nem um dia”, criticou.
Outro lado – Por nota, a Prefeitura de
Potim informou que está trabalhando para tentar amenizar os problemas quanto à
pavimentação. A administração lembrou que desde novembro do ano passado foram
lançadas várias frentes de serviço de pavimentação nos bairros Frei Galvão,
Jardim Alvorada e Jardim Cidade Nova.
Sobre a avenida Adriano Galvão de Castro, a
Prefeitura justificou o problema por conta de um rompimento que obrigou reparo
no esgoto, e que a conclusão asfáltica acontecerá até o fim de fevereiro.
Na avenida Antônio de Oliveira Portes, o
asfalto tem mais de trinta anos e de acordo com a Prefeitura “o desgaste é inevitável,
no entanto a administração assinou convênio em 20 de dezembro com o Estado para
construção de um calçadão e revitalização de toda via”.
1- A reportagem que você leu “Moradores reclamam de
buracos em ruas de Potim” apresenta linguagem
(A) informal (coloquial do dia a dia).
(B) formal (norma-padrão).
(C)
oral (falada).
(D) regional
(de uma determinada região).
2- Na reportagem há presença de Aspas (nos trechos
destacados em vermelho, no texto). Elas foram empregadas para
(A) destacar os fatos importantes.
(B)
enfatizar sobre os buracos no asfalto.
(C) destacar as falas dos entrevistados.
(D)
enfatizar o discurso direto presente no texto.
3- O objetivo
da reportagem é
(A) criticar a Prefeitura de Potim pela má administração.
(B) informar sobre a insatisfação da população e que está
trabalhando para tentar amenizar
os problemas quanto à pavimentação.
(C) descrever a quantidade de buracos em importantes
vias.
(D)
abordar sobre a construção de um calçadão e revitalização de toda via.
Olá, eu sou a Professora Marilene de Língua Portuguesa. Em breve estarei utilizando mais está ferramenta, a fim de contatar-me com meus alunos, diminuindo nossa distância e tentando sanar as dificuldades, dos mesmos. Por enquanto, o melhor a fazer é FICAR EM CASA!
ResponderExcluir*esta ferramenta (o corretor colocou acento no Pronome demonstrativo ESTA, mudando o sentido para Verbo de estado "ESTA".
ResponderExcluirOlá, alunos e família! A mãe da Tahinara, do 6º A, alegrou a minha manhã de hoje dizendo-me: "Acredito que escola + pais = aluno de sucesso!" Amei!! Também acredito! Muito obrigada aos pais parceiros da Escola, que assim como eu, acreditam que o Ano Letivo não está perdido, que ainda Há tempo de interagir com professores e colegas, de maneira virtual, buscando sanar as dificuldades e diminuindo a nossa distância.
ResponderExcluirConcordo plenamente com você professora, com certeza absoluta sem o apoio dos pais tudo fica mais difícil, principalmente nesse momento. Também acredito que o Ano Letivo não está perdido.
ExcluirParabéns Professora Marilene pelo empenho e comprometimento é muito bom ter você em nossa equipe! Coordenação pedagógica 2020
ResponderExcluirOlá, alunos!Aqui é a Profª Marilene. As atividades sobre Relato Pessoal, da semana de 06 á 10/07, tem prazo até segunda dia 13/07, mas vale lembrar que o Ano Letivo não está perdido e quem não participou de nenhuma atividade ainda está em tempo e começar, aos poucos, colocar em dia as tarefas e tirar dúvidas com a Professora Marilene.
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